quarta-feira, 11 de junho de 2014

. Subsistema de memória;


REGISTRADORES 
São os locais onde esse conteúdo fica armazenado.Assim, o conceito de registrador surgiu da necessidade do processador de armazenar temporariamente dados intermediários durante um processamento. Por exemplo, quando um dado resultado de operação precisa ser armazenado até que o resultado de uma busca da memória esteja disponível para com ele realizar uma nova operação. 


MEMÓRIA CACHE
Memória intermediária entre RAM e PROCESSADOR, AUXILIAR, que surgiu a necessidade de DIMINUIR O TEMPO DE ACESSO, ou seja, o atraso gerado pela transferência de dados entre a memória e o processador.

As instruções Utilizadas Com Mais Freqüência são alocadas na CACHE e permanecem nela até que outras sejam alocadas ou que o sistema seja desligado.
Os processadores trabalham, basicamente, com dois tipos de cache:
cache L1 (Level 1 ou Nível 1) e
cache L2 (Level 2 ou Nível 2).
Normalmente a cache L2 é um pouco maior que a L1 e foi implantada quando a cache L1 se mostrou insuficiente. 


MEMORIA RAM
A memória RAM é denominada genericamente de DRAM (Dynamic RAM), ou RAM dinâmica, pelo fato de possuir uma característica chamada frescamento de memória, que tem a finalidade de manter os dados armazenados enquanto o computador estiver ligado. 
Alguns padrões de memória RAM disponíveis mais utilizados atualmente:
DDR (Double Data Rate): duplicam o desempenho da memória, possibilitando a transferência de dois lotes de dados – entre processador e memória – por ciclo de clock.
DDR-2: possibilitam a transferência de quatro lotes de dados por ciclo de clock e apresentam menor consumo de energia que a DDR original.
DDR-3: transferem oito lotes de dados por ciclo de clock e consomem ainda menos energia que sua versão anterior.


DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO DE MASSA
Este tipo de memória não possui acesso direto pelo processador, sempre havendo a necessidade de carregamento de dados dos dispositivos de memória secundária para a memória principal, para que então sejam enviados ao processador.
A memória secundária pode ser constituída por diferentes tipos dispositivos, alguns diretamente ligados ao sistema para acesso imediato (ex.: discos rígidos) e outros que podem ser conectados quando desejado (ex.: pen-drive, CD/DVD).



Nenhum comentário:

Postar um comentário